Ao falarmos de aquecimento central, devemos em primeiro lugar analisar os principais tipos de aquecimento central que existem no mercado.
Aquecimento eléctrico
O Aquecimento Eléctrico, radiadores e toalheiros, beneficia de uma instalação simples e económica, tendo no entanto como principal desvantagem o elevado custo de exploração relacionados com o preço da energia eléctrica e os impostos que por ela pagamos.
- Instalação simples e económica
- Elevados custos de exploração
Aquecimento hidráulico
O Aquecimento Hidráulico quer em termos de piso radiante radiadores e toalheiros e ventilo-convectores, acarreta uma instalação mais complexa, mas ao ser associado a fontes de calor económicas (tipo bombas de calor, caldeiras a pellet’s ou caldeiras de condensação a gás natural) têm custos relativamente baixos e que amortizam a diferença de investimento num período reduzido. Este tipo de solução integra-se também com a necessidade de aquecer as águas sanitárias nas habitações, não havendo por isso duplicação de investimento.
- Instalação mais complexa e dispendiosa
- Custos de exploração relativamente reduzidos
- Permite aqs
Aquecimento a ar
O Ar Condicionado, trata-se de uma solução relativamente económica com a vantagem de fazer facilmente frio e quente. Quando necessária a realização de águas quentes sanitárias, obriga à existência de um investimento de uma segunda fonte de calor.
- Investimento relativamente reduzido
- Ar frio e ar quente
- Não permite aqs