Como é que um sistema solar aquece uma piscina?

O processo de aquecimento de uma piscina por um sistema solar decorre nas seguintes fases:

1º- A água da piscina é bombeada até ao permutador de placas onde recebe energia do fluido solar, voltando à piscina.
2º- Dentro do circuito solar, circula um fluido térmico, que impulsionado por uma bomba circuladora solar, recebe energia nos coletores e liberta-a através de um permutador de placas na água da piscina.
3º- As águas destes dois circuitos não se misturam, sendo a permuta térmica efetuada através do permutador de placas.

Como dimensiono o sistema solar e quanto vou poupar?

O dimensionamento do sistema solar está em primeiro lugar relacionado com o tipo de piscina, que pode dividir-se em dois grandes grupos:

Piscina Descoberta

Onde a água da piscina circula diretamente nos coletores. Tradicionalmente para coletores de baixo custo e baixo rendimento.

Piscina Coberta

Sistema mais utilizado, em que o calor recolhido em coletores de elevado rendimento é conduzido à piscina através de permutadores de calor.

Nas piscinas descobertas, o sistema solar permite expandir os meses de utilização, enquanto no Inverno a energia é aproveitada para o aquecimento das águas quentes sanitárias. Nas piscinas cobertas, o sistema solar permite uma poupança energética até 60% no seu aquecimento.

Como reduzir ainda mais os custos de aquecimento de piscinas interiores?

É certo que o sistemas solar reduz a necessidade de utilização de um meio complementar de aquecimento entre 60% a 80%, mas este deve ter como complemento uma caldeira para a restante fração.

Dado o elevado custo da energia, recomendamos a utilização de uma bomba de calor ou caldeira de biomassa. Estes equipamentos detêm menores custos de exploração existentes no mercado.

Mais dicas para poupar energia

De forma a maximizar a poupança de energia aconselha-se o uso de uma manta térmica sempre que a piscina não esteja a ser utilizada.

Instalação e Manutenção

A instalação correta de um sistema solar de aquecimento de piscina depende de muitos fatores. Esses fatores incluem recurso solar, clima, requisitos dos locais de construção, e questões de segurança.

Após a instalação, o seu sistema, regra geral, funciona sem problemas por 10-20 anos. Os sistemas solares térmicos requer pouca manutenção se o equilíbrio químico da piscina e sistema de filtragem forem verificados regularmente.