Como escolher o tipo de Ar Condicionado.

O ar condicionado é uma óptima forma de controlar a climatização de qualquer espaço fechado.

Existem duas tecnologias essenciais:

Sistema Inverter:

O sistema inverter é possível economizar até 40% em energia elétrica, em comparação com o equipamento convencional, com compressores de velocidade fixa. O sistema inverter consegue que o compressor, em vez de parar, abrande o funcionamento do compressor, evitando contínuos arranques e paragens que aumentam os consumos e reduzem o tempo de vida do aparelho, possibilitando manter a temperatura real com menos oscilações e menor ruído.

Sistema convencional:

O sistema convencional, baseia-se no funcionamento do compressor em pleno rendimento ou desligado, mantendo-se em funcionamento até ser alcançada a temperatura pretendida. Nesse momento, o compressor pára e não volta a funcionar até que a temperatura da sala o solicite.

Tipos de Sistema

Destacam-se os principais tipos de sistemas dentro dos convencionais e DC Inverter, que devem ser ajustados conforme as áreas, tipologia do local de instalação e impacto estético exterior e interior desejado.

Multi-split mur

Uma unidade exterior pode acoplar diversas unidades interiores, diminuindo o impacto da instalação e visual. Todas as unidades fazem frio ou quente simultaneamente.

Cassete

Com quatro saídas por unidade, as cassetes destinam-se a áreas maiores.

Mono-slip mural

Sistema caracterizado por uma unidade interior e por uma unidade exterior.

Consola (tecto ou chão)

Uma forma mais estética, podendo a unidade ser colocada no chão ou no tecto. Normalmente para potências médias.

Máquinas de condutas

Unidade de condutas compacta, com apenas 200 mm de altura. Unidade invisível com baixo consumo de energia.